sexta-feira, 22 de julho de 2016

Evangelho do Dia (22/07/2016)



Evangelho do Dia (22/07/2016) - Jo 20, 1-2.11-18*:

"No primeiro dia da semana, muito cedo, ainda às escuras, Maria Madalena vai ao sepulcro e observa que a pedra foi retirada ao sepulcro. Chega correndo onde estavam Simão Pedro e o outro discípulo, o predileto de Jesus, e lhes diz:
- Tiraram do sepulcro o Senhor e não sabemos onde o puseram.
Maria estava fora, chorando diante do sepulcro. Chorando, inclinou-se para o sepulcro e vê dois anjos vestidos de branco, sentados: um à cabeceira e outro aos pés de onde estivera o cadáver de Jesus. Dizem-lhe:
- Mulher, por que choras?
Responde:
- Porque levaram meu senhor, e não sei onde o puseram.
Dito isso, deu meia-volta e viu Jesus de pé; mas não reconheceu que era Jesus.
Diz-lhe Jesus:
- Mulher, por que choras? A quem procuras?
Ela, tomando-o pelo jardineiro, lhe diz:
- Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste e irei buscá-lo.
Diz-lhe Jesus:
- Maria!
Ela se volta e lhe diz (em hebraico):
- Rabbuni (que significa mestre).
Diz-lhe Jesus:
- Solta-me, pois ainda não subi ao Pai. Vai dizer aos meus irmãos: Subo ao meu Pai e vosso Pai, ao meu Deus e vosso Deus.
Chega Maria Madalena anunciando aos discípulos:
- Vi o Senhor e ele me disse isto".

No Evangelho de hoje, Maria de Magdala, ou Maria Madalena é apresentada como diz o Papa Francisco como a Apóstola dos Apóstolos (parafraseando São Tomás de Aquino), pois esteve na caminhada com Jesus, no momento de sua morte e agora é a primeira testemunha da ressurreição. Aqui se conta a metade do que Maria viu, ou melhor, não diz o que não viu: o cadáver de Jesus. O primeiro dia da semana é o primeiro dia da nova criação - o Dia do Senhor: dies dominical dominicus = domingo. Duas testemunhas celestiais tomam conta do local, não do corpo; guardam o lugar da morte. Jesus assume uma figura desconhecida, uma condição corpórea nova, a partir da qual pode se esconder e se manifestar. Jesus chama Maria Madalena, primeiro de "mulher" e ela responde a ele pelo título de "senhor". Ao usar o timbre costumeiro de sua voz e a chamar pelo nome, ela o reconhece, o que faz lembrar as palavras de Jesus de que as ovelhas conhecem a voz de seu pastor; ele as chama pelo nome e elas o seguem; quer abraçá-lo e não soltá-lo, porém, há tarefas que Jesus, apesar de glorificado e possa mandar o Espírito, ainda precisa cumprir antes de encerrar o ciclo, após realizá-las, subirá ao Pai. De forma fraterna a acolhe. Sendo a primeira evangelista, em sua boca, a palavra Senhor, se torna o título de fé, que todos nós temos no Ressuscitado. Maria Madalena a mulher de fé que nos ensina a acreditar de corpo e alma na Boa Nova do Reino, apesar de tudo e de todos.

Emerson Sbardelotti

* BÍBLIA DO PEREGRINO. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2005.

** Arte: Anderson Augusto Pereira (MG)

Nenhum comentário: