quinta-feira, 21 de julho de 2016

Evangelho do Dia (21/07/2016)



Evangelho do Dia (21/07/2016) - Mt 13, 10-17*:

"Os discípulos se aproximaram e lhe perguntaram:
- Por que lhes falas contando parábolas?
Ele lhes respondeu:
- Porque a vós é concedido conhecer os segredos do reinado de Deus, a eles não é concedido. Àquele que tem, lhe será dado e sobrará; ao que não tem lhe tirarão inclusive o que tem. Por isso lhes falo contando parábolas: porque olham e não veem; escutam e não ouvem nem compreendem. Cumpre-se neles aquela profecia de Isaías: Por mais que escuteis, não compreendereis; por mais que olheis; não vereis. A mente deste povo se embotou; tornaram-se duros de ouvido, taparam os olhos. Não aconteça que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com a mente, e se convertam, e eu os cure. Felizes vossos olhos que veem e vossos ouvidos que ouvem. Eu vos asseguro que muitos profetas ansiaram ver o que vós vedes, e não viram, e ouvir o que vós ouvis, e não ouviram".

No Evangelho de hoje, Jesus de Nazaré explica a função das parábolas, onde citando o profeta Isaías, prediz o fracasso do profeta por causa da dureza do coração dos ouvintes, a pregação profética os irrita e endurece e lhes agrava a culpa. Porém, o profeta jamais se cala, pois é o próprio Deus que o envia, para anunciar, denunciar e ameaçar quem semeia o mal. Ver o Messias e ouvir sua mensagem era o desejo oculto dos mais antigos em Israel. Jesus faz a passagem da parábola para a pessoa dele presente na história, pois nele se realiza o reinado de Deus, que se torna conhecido quando este Messias é desejado e esperado acolhem Jesus de Nazaré. O mistério é a mensagem de Deus que constantemente é dada por revelação. Uma vez revelada  não é obscura ou misteriosa. Participar do mistério do Reino é participar ativamente de uma nova realidade na qual será beneficiado com novas compreensões do mesmo mistério. O fracasso que vivemos hoje de não entendermos as parábolas está muitas vezes no fato de que ouvimos e vemos as mesmas como algo do passado, fechando-nos para o divino da Palavra. Quantas lideranças hoje compreendem as parábolas de Jesus?

Emerson Sbardelotti

* BÍBLIA DO PEREGRINO. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2005.

** Arte: Francisco Daniel & Anderson Augusto.

Nenhum comentário: