quarta-feira, 6 de julho de 2016

Evangelho do Dia (06/07/2016)



Evangelho do Dia (06/07/2016) - Mt 10,1-7*:


"E chamando seus doze discípulos, conferiu-lhes poder sobre espíritos imundos, para expulsá-los e para curar todo tipo de enfermidades e doenças. Nome dos doze apóstolos: O primeiro Simão, apelidado Pedro, e André, seu irmão, Tiago de Zebedeu e seu irmão João, Filipe e Bartolomeu, Tomé e Mateus, o coletor, Tiago de Alfeu e Tadeu, Simão o zelota e Judas o traidor. Jesus enviou esses doze com as seguintes instruções:
- Não vos dirijais a países de pagãos, não entreis em cidades de samaritanos; antes, dirigi-vos às ovelhas desgarradas da Casa de Israel. E pelo caminho proclamai que o reinado de Deus está próximo".

Jesus de Nazaré convoca, chama, do meio das pessoas que o seguem, aqueles que estarão mais próximos dele, que o conhecerão em sua intimidade, compartilhando com eles o poder de curar doenças e enfermidades, de expulsar espíritos imundos. Expulsar e curar são atividades que requerem um dom de autoridade divina que Jesus tinha e era capaz de oferecer. Doze é um número simbólico: assim como as doze tribos de Israel, relembra os patriarcas e a escolha dos doze líderes tribais por parte de Moisés; Jesus escolhe um novo Israel, figuras representativas do Israel messiânico. Seres humanos de origem e mentalidade diversa, com nomes hebraicos e gregos, pescadores, um publicano, pastores, um zelota, e no centro garantindo a unidade está Jesus. A tradição identificou Natanael com Bartolomeu, Levi com Mateus e antecipa-se o destino do Iscariotes. Como herdeiros da eleição e das promessas de Deus, o povo de Israel, deve ser o primeiro a receber a oferta da salvação messiânica. A restrição sugerida por Jesus de Nazaré não indica uma proibição ou uma exclusão em relação à gentios e samaritanos, porém, a urgência e preocupação está na situação deplorável em que se encontra Israel: ovelhas sem pastor. 
As ovelhas desgarradas descrevem a condição de totalidade de Israel e não a especificidade de um grupo. O anúncio do Evangelho a não israelitas é recorrente em todo o texto de Mateus. O conteúdo da mensagem não é uma exortação à conversão, mas uma certeza de esperança, de vida. Como perceber hoje, em nossas comunidades, o chamado de Jesus de Nazaré?

Emerson Sbardelotti

* BÍBLIA DO PEREGRINO. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2005.

** Arte de Luís Henrique Alves Pinto


Nenhum comentário: