segunda-feira, 27 de junho de 2016

Evangelho do Dia (26/06/2016)


Evangelho do Dia (26/06/2016) - Lc 9,51-62*:

"Quando ia se cumprindo o tempo para que o levassem, enfrentou decidido a viagem para Jerusalém, e enviou à frente alguns mensageiros. Eles foram e entraram numa aldeia de samaritanos para prepará-la. Mas estes não o receberam, porque se dirigia a Jerusalém. Ao ver isso, seus discípulos Tiago e João disseram:
- Senhor, queres que mandemos que caia um raio do céu e acabe com eles?
Ele se voltou e os repreendeu. E partiram para outra aldeia.
Enquanto caminhavam, alguém lhe disse:
- Eu te seguirei para onde fores.
Jesus lhe respondeu:
- As raposas têm tocas, as aves têm ninhos, mas este Homem não tem onde reclinar a cabeça.
A outro disse:
- Segue-me.
Respondeu-lhe:
- Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.
Replicou-lhe:
- Deixa que os mortos enterrem seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o reinado de Deus.
Outro lhe disse:
- Eu te seguirei, Senhor, mas primeiro deixa despedir-me de minha família.
Jesus lhe replicou:
- Quem põe a mão ao arado e olha para trás não é apto para o reinado de Deus".

A reflexão que faço do Evangelho de hoje, é que antigos rancores, antigas brigas, são sinais de resistência à Palavra de Deus, ao projeto de vida apresentado por Jesus de Nazaré. O verdadeiro discípulo missionário consegue passar por cima do orgulho próprio e perdoar. Perdoar é também amar! Por isso Jesus repreende seus discípulos; não é com ódio e punição que se construirá o reinado de Deus, e sim com misericórdia e compaixão. Jesus não veio para destruir vidas mas para salvá-las. Seguir Jesus de Nazaré é caminhar sem pátria nem lar. É abrir mão de tudo para servir ao reino de Deus, inclusive da família, dos amigos, sem olhar para trás. Não é fácil, mas a recompensa é que o povo que nos acolhe, não nos deixa nunca passar por necessidade, pois nos acolhe com o melhor que possuem: o coração.

Emerson Sbardelotti

* BÍBLIA DO PEREGRINO. 2.ed. São Paulo: Paulus, 2005

Nenhum comentário: