terça-feira, 22 de setembro de 2009

"VOCÊ FOI ESCOLHIDO/A PELO SENHOR".

CRISMA: UM HÁLITO DE VIDA!

“Então o Senhor modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente”. Gn 2,7.

ROTEIRO 01

“VOCÊ FOI ESCOLHIDO/A PELO SENHOR”.

“A essência de Deus não é a solidão, é comunhão”.
Papa João Paulo II

OBJETIVOS

1. Expressar a alegria de saber que é o Senhor quem escolhe e chama para experimentarem o Sacramento do Crisma na fraternidade em comunidade, nos diversos serviços, nas diversas pastorais e movimentos.
2. Favorecer o clima de apresentação e o entrosamento entre os/as participantes.
3. Salientar que o Crisma não é apenas mais um sacramento, mas com ele, somos fortalecidos no e pelo Espírito.
4. Motivar os/as participantes para a perseverança e para o compromisso.

MATERIAL SUGERIDO

Bíblia (aberta de preferência na leitura escolhida para este encontro); cartazes com frases bíblicas relacionadas ao encontro; cangas coloridas espalhadas pelo chão; música instrumental; vela acesa; bacia e ou alguns potes com água; uma toalha para serem enxugadas as mãos; argila; incenso (que deverá ser aceso antes da chegada dos/as participantes, criando um clima de silêncio e contemplação).

ACOLHIDA

A equipe que preparou o encontro possa estar meia hora antes do início, recepcionando a todos/as com carinho, sorrisos e abraços. Que todos/as estejam descalços/as e sejam convidados/as a se sentarem nas cangas, ao redor do altar previamente preparado. Alguém com voz suave e afinada deve entoar um refrão meditativo.

ORAÇÃO

Pai-Mãe de bondade, de carinho e amor.
Seus filhos e filhas estão aqui reunidos, escutaram o teu chamado e dispostos a lhe servir compareceram, felizes e motivados/as.
Se é do teu agrado, fortalece-nos no teu Espírito e conduza-nos a um outro mundo possível, agora e sempre. Amém.

DINÂMICA: O EU DE ARGILA.

1º. Passo: Todos/as sentados/as em círculo, no chão, bem à vontade. Aos poucos quem anima o encontro, vai pedindo que silenciem e se concentrem na argila que será entregue a cada um, a cada uma.
2º. Passo: Cada participante recebe uma quantidade suficiente de argila. Com esta, passa a modelar a si próprio, como se vê enquanto criatura do Senhor e enquanto ser vivente.
3º. Passo: Se possível, manter durante o processo de modelagem, a concentração e o silêncio.
4º. Passo: Expor a criatura criada, o eu de argila para os/as demais participantes. Destacar as características mais importantes e outras mais comuns como: nome, idade, escolaridade, estado civil, em que gostaria de trabalhar, planos para o futuro, etc. {É o momento em que os/as participantes irão se apresentar }.
5º. Passo: Deixar que o grupo partilhe o que foi experimentado: o que mais chamou atenção na dinâmica?

REFLETINDO JUNTOS

[Quem anima deverá fazer a ligação da dinâmica com o tema do encontro.]

O Senhor convoca a cada um, a cada uma de nós, desde o ventre materno. Nós não escolhemos o Senhor, é Ele quem nos escolhe e acolhe. É Ele que nos anima a caminhar e ir de encontro ao outro.
Somos filhos e filhas de um Deus da Vida, de um Deus amoroso, carinhoso, bondoso, misericordioso, que está sempre criando e recriando, por isso, esperando de nós orações e ações bem concretas e inspiradas na realidade do mundo em que vivemos.
Qual foi a sensação de estarmos criando um boneco de argila?
Este boneco, criação nossa, é o nosso espelho?
O sacramento do Crisma não é apenas mais um sacramento, mas é o sacramento que fortalece o nosso espírito no Espírito d’Ele. Faz parte dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma (Confirmação).
No Batismo, como nos lembra a Tradição da Igreja, somos incorporados ao corpo eclesial que tem como cabeça Jesus de Nazaré, divinamente humano, humanamente divino. Na Eucaristia, vivemos o memorial do Cordeiro de Deus: “Este é o meu corpo e o meu sangue, comam e bebam, em minha memória”. No Crisma, o Espírito sopra um hálito de vida, revigorando a nossa vida na vida de tantos irmãos e irmãs, local e globalmente ligados a nós na Vida d’Ele.
Mulher e homem, imagem de Deus... Nas palavras do teólogo Leonardo Boff: “seria um pai maternal e uma mãe paternal”... Em clara sintonia com o mundo, com todos os seres vivos... Nós somos terra...somos parte da terra...por isso, devemos saber cuidar de tudo que no Planeta Terra foi criado. Morrendo o Planeta, morremos todos.
O Senhor é o Deus da Vida...
Vida em abundância para todos, para todas, indistintamente.
Por causa do que o Senhor criou e somos suas testemunhas, podemos proclamar que não só acreditamos em Deus, mas sentimos Deus!

CANTO

Vocação – Padre Zezinho, sjc.

A PALAVRA DO SENHOR

Mc 1, 16 – 21; 2, 13 – 14; 3, 13 – 19.

O/A Leitor/a deverá proclamar a leitura de forma segura, transmitindo ternura e carinho, com a voz suave, de preferência tocando em cada um, em cada uma, (no ombro, nas mãos, na cabeça, andando ao redor deles) no momento em que o próprio Jesus convida seus discípulos. Os participantes devem se sentir chamados, convidados, convocados pela leitura a viverem o sacramento do Crisma.

REFLETINDO JUNTOS II

[Quem anima oriente a refletirem no silêncio. Se for preciso repetir a leitura, que o faça. Depois convidem a todos/as a falarem em uma frase ou uma palavra o que a leitura impulsiona a fazer. Levar os/as participantes a descobrirem o sentido profundo das ações de Jesus na leitura. Deixe o tempo livre para a reflexão, valorizando a participação de todos/as.]

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO

O que mais lhe motivou no encontro de hoje, lhe fará retornar no próximo? Explique.
Nós acreditamos mais em Deus ou sentimos mais a Deus?

NOSSO COMPROMISSO

O tema de nosso encontro de hoje foi: “Você foi escolhido/a pelo Senhor”. E agora, quando estamos nos despedindo e voltando para nossos lares, como é que esta predileção do Senhor por nós está falando ou gritando em nossos corações?
Qual é o compromisso que cada um, cada uma de nós podemos assumir na prática durante toda esta semana? [Tempo para pensar.]
Jesus chamou os seus discípulos, e continua nos chamando hoje ainda; por isso vocês estão aqui...Sugerimos que vocês releiam a leitura deste encontro e durante a semana procurem perceber na comunidade, aquela equipe, aquela pastoral, aquele movimento, em que você possa se identificar. Conversar com as lideranças sobre como funcionam as equipes que participam e se envolvam, pois a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.

DESPEDIDA

Quem anima se despede e faz despedir com muitos abraços e desejos de uma ida e uma volta sempre na certeza que somos filhos, filhas, amados/as pelo Senhor.
E abraçados em círculo, escutam no silêncio o seguinte pensamento:

“Quando mergulhamos no inferno existencial da solidão e nos sentimos marginalizados e excluídos. Ele nos sussurra: ‘Eu estou contigo’.
Quando ficamos abatidos pela perversão da humanidade, pelas chagas infligidas à Mãe Terra, pelas águas que contaminamos, o solo que envenenamos, o ar que poluímos, Ele suscita em nós um amor redobrado a tudo que existe e vive.
E quando nos sentimos prostrados, sem vontade de viver e de estar com os outros, Ele nos convida: ‘Vem à minha casa e repousa e refaz as forças e experimenta como é suave meu amor’.”
Leonardo Boff





___________________

Este roteiro é para ser usado pelos grupos de jovens e pelas lideranças juvenis que servem à comunidade na Pastoral da Crisma.
O encontro não está de maneira alguma encerrado, pode ser ampliado e revisado. Contudo, peço, que me enviem tais ampliações e revisões pelo email abaixo.
Quando forem usar este roteiro, sempre, citem a fonte.


________________

Emerson Sbardelotti
Estudante do curso superior de Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.
Autor de O MISTÉRIO E O SOPRO – ROTEIROS PARA ACAMPAMENTOS E REUNIÕES DE GRUPOS DE JOVENS. Brasília: CPP, 2005.
Autor de UTOPIA POÉTICA. São Leopoldo: CEBI, 2007.


Os demais roteiros estarão disponíveis no blog do autor:

http://omisterioeautopia.blogspot.com/

e no blog do ICJ- Instituto Capixaba de Juventude:

http://icjinstitutocapixabadejuventude.blogspot.com/

Nenhum comentário: