sábado, 14 de junho de 2008

O RIO CORRE SEMPRE PRO MAR


O RIO CORRE SEMPRE PRO MAR *

eu tenho um poder nas mãos:

eu sinto o perfume das manhãs,

eu sei votar, eu sou pé-no-chão,

eu sei ser um jovem cidadão!

a juventude está sendo enganada

por um sistema que exclui;

por um sistema que aliena;

por um sistema que mata

a mais doce esperança:

de um outro mundo possível,

do novo aqui e agora...

o mais doce sorriso de criança!

eu vejo a multidão que segue:

são com ovelhas sem pastor...

e todos os dias se criam deuses,

que pregam o dinheiro, - "não ao amor"!

eu vejo e não posso acreditar

que política e cidadania não sejam religião!

que a vida é menor do que a morte!

que o canto é heresia e abominação!

mas tenho no peito

a sábia loucura dos poetas:

o rio corre sempre pro mar...

esta deve ser a meta!


Emerson Sbardelotti

Membro do grupo de assessores da PJ da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo
Autor de O MISTÉRIO E O SOPRO - ROTEIROS PARA ACAMPAMENTOS JUVENIS E REUNIÕES DE GRUPOS DE JOVENS. Brasília: CPP, 2005.
Autor de UTOPIA POÉTICA. São Leopoldo: CEBI, 2007.

* Autor da Foto: Warllem Soares.

Nenhum comentário: